CONFLITOS NA FAMÍLIA


    Quando o nosso Deus instituiu a família, também determinou a missão, os deveres e as responsabilidades de todos os seus membros. E quando não obedecemos aos preceitos divinos – encontrados em toda a Bíblia – logo surgem os conflitos familiares. Para que haja verdadeira harmonia no lar, Deus deve ser integrante de nossas famílias e habitar nos nossos lares. Um lar sem a presença de Deus torna-se um ambiente sem harmonia.
    Ao analisarmos o relacionamento familiar vivido nos dias atuais, logo vemos que muitos são os fatores que geram conflitos familiares. O maior causador de conflitos é a insistente fuga ao padrão divino de convívio conjugal. Em Efésios 5.22-29 temos algumas prerrogativas para um harmônico relacionamento marido-mulher, entretanto, esta passagem tem sido distorcida em muitas interpretações. Muitos homens tem se apegado a este versículo para fazer de suas esposas verdadeiras “escravas”. A Bíblia raramente exorta a mulher a amar o marido, entretanto, o marido é sempre advertido a amar a sua mulher. Por quê? O homem volta-se com muita facilidade e exagero para o sucesso profissional, o poder e assim negligencia o seu amor pela esposa bem como o seu compromisso de agradá-la. E depois ainda quer que ela se sujeite a ele. Quando o homem ama e agrada sua esposa, por conseguinte, ela naturalmente lhe dá amor e se sujeita a ele. Este sujeitar é respeitar, e não ser escrava. A ideia deste texto bíblico é que ambos submetam-se mutuamente, sem que um queira controlar ou dominar o que devem fazer.
    Temperamentos muitos diferentes dos cônjuges é outra causa de constantes conflitos. Além do mais quando não há confiança entre os cônjuges e há um ciúme doentio os conflitos são constantes. O diabo é astuto e sagaz e vai sempre fazer de tudo para colocar desconfiança nos relacionamentos e levar os cônjuges à infidelidade. E a infidelidade é a causa de muitos relacionamentos desfeitos. A infidelidade, além de ser causadora de conflitos, é pecado contra Deus, ofensa contra o cônjuge e filhos.
    A ausência dos pais – pai e mãe -  na educação de seus filhos, prejudica a formação moral e também espiritual dos filhos, e mais tarde inevitavelmente, será causa de conflitos entre pais e filhos. A TV, a internet ou a escola não podem suprir a necessidade de relacionamento paterno e materno de nossos filhos.
    Conflitos sempre existirão nos melhores relacionamentos, entretanto, como cristãos e servos de Deus devemos saber lidar com tais conflitos sempre à luz da Palavra de Deus. Para vencer os conflitos que sobreveem sobre o relacionamento conjugal basta ter Deus sempre à frente de nossos relacionamentos e amor verdadeiro um pelo outro. O amor tudo suporta, inclusive os conflitos.
                                                                                                               M.D.
Compartilhar Google Plus

Autor MOISÉS DUARTE

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, E E-MAIL, QUE SEMPRE QUE POSSÍVEL EU RETORNAREI A SUA MENSAGEM. QUE DEUS TE ABENÇOE

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial